Análise da estratégia de marca

Um estudo de caso sobre a avaliação da performance digital de 15 marcas de produtos em cinco mercados diferentes.

O cliente

Uma das top 100 empresas do índice FTSE, com mais de 400 marcas ao redor do mundo.

O briefing

A pergunta que este cliente nos fez foi: qual o desempenho online das nossas 16 marcas no Brasil, Índia, Indonésia, Reino Unido e Estados Unidos?

A auditoria teria que ser realizada nos sites das marcas, mídias pagas e mídias sociais, entre outras propriedades digitais, fornecendo uma avaliação objetiva e completa da performance online da empresa. Baseados em nossas descobertas, faríamos recomendações para as equipes locais sobre como melhorar seu desempenho – e mensuraríamos o seu progresso ao aplicar estas recomendações.

O processo

Social media analytics

Nossa primeira ação foi identificar as ferramentas apropriadas para medir a performance online destas 16 marcas. Isso envolveu configurar os kits já utilizados pela empresa e preencher os pontos cegos com a nossa expertise e ferramentas desenvolvidas sob medida. Após nos assegurarmos de que os resultados seriam precisos e relevantes, partimos para medição e análise dos dados captados, incluindo quase 15 milhões de visualizações de páginas. Comparamos esses dados com os indicadores de performance da marca, destacando onde e como os resultados poderiam ser melhorados.

Ao analisar o conteúdo publicado nas redes sociais de cada marca, um dos principais fatores que levamos em conta foi o alcance e engajamento desses posts, e como eles haviam encorajado mais interação com o público. O monitoramento foi outra grande parte do projeto, no qual revisamos quase um milhão de menções nas redes sociais para construir um panorama das percepções da marca e informar sobre futuras respostas aos consumidores.

Criação de conteúdo

Também publicamos conteúdo para cada marca e mercado, assegurando que cada post fosse direcionado para os principais grupos demográficos e formadores de opinião – e também publicado na melhor hora do dia. Nós então rastreamos esses posts para indicar melhoras na performance.

Cada faceta do projeto envolveu tanto a medição do desempenho online atual de cada marca, quanto a demonstração, através de exemplos, de como cada marca e mercado poderiam alcançar melhores resultados. As estatísticas abaixo revelam a escala do projeto, no seu primeiro ano:

  • 84 relatórios entregues;
  • 189 fontes de dados recolhidas e analisadas;
  • 210 calls & apresentações realizados;
  • 309 relatórios específicos de mercado criados;
  • 354 recomendações feitas;
  • 460,000 menções em mídias sociais manualmente revisadas;
  • 14,500,500 visitas às páginas examinadas.

Os resultados

Em relação à performance geral da empresa, ficou claro desde o início que as 16 marcas desfrutavam de diferentes níveis de sucesso digital. Pesquisas adicionais revelaram que existia uma falta de uniformidade em suas abordagens e que níveis desiguais de expertise online eram as causas desta disparidade.

Entretanto, graças à natureza abrangente da nossa análise e das mais de 350 recomendações, os resultados positivos desse projeto tiveram um amplo alcance. Aqui está uma pequena seleção de como ajudamos a empresa a melhorar:

  • A otimização do Facebook para todas as marcas resultou em 50 milhões de novos usuários engajados.
  • Melhorias na seleção de bids e na configuração das landing pages obtiveram um impacto positivo de 81% no engajamento dos visitantes de links patrocinados.
  • A economia nas buscas pagas para apenas uma destas marcas chegou a £1,68 milhões.
  • A taxa de rejeição no site de uma das marcas foi reduzida em 20%.
  • A implantação correta de rich snippets resultou em um melhor posicionamento nas buscas para uma das marcas.

A medida do sucesso para esse projeto é que muitas das marcas buscaram um maior envolvimento conosco. Isso não se restringiu apenas a analytics, mas também resultou no uso de outras soluções do nosso portfólio de serviços empresariais.