Análise de mercado: indústria & target

Estudo de caso preocupado em coletar informações para a estratégia digital de um novo produto de barbear, cobrindo os mercados do Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha.

O cliente

Uma marca líder em produtos de barbear.

O briefing

“Com o que os consumidores da categoria de barbearia se preocupam? Nós sabemos que este perfil demográfico é bastante engajado, e que os consumidores usam nossos produtos diariamente, mas como podemos engajar com eles de forma contínua, eficiente e efetiva?”

Essas eram algumas das questões que o nosso cliente necessitava responder com urgência. Trabalhando em cima das análises fornecidas, a marca precisava ter certeza de qual seria a estratégia digital mais eficiente para o lançamento do seu novo produto.

A empresa confiou na abordagem digital única da Mavens para ajudá-la a identificar e explorar as redes mais relevantes em termos de demanda e discussão dos consumidores, e elaborar uma estratégia transformar os dados obtidos em um plano de vendas.

Isso significava descobrir onde os consumidores estavam quando falavam sobre fazer a barba (e quais questões eram relevantes), o tipo de assunto que eles discutiam e quais eram suas necessidades, munindo a empresa com conselhos preciosos sobre o que dizer aos consumidores e, tão importante quanto, onde dizer.

O processo

Pesquisa de palavras-chave & otimização de conteúdo

O nosso primeiro passo foi examinar o tipo de linguagem e as palavras-chave usadas pelas pessoas em cada mercado, a respeito da marca e da categoria como um todo – e os espaços online onde esses termos mais apareciam. Isso forneceu ao cliente uma relação de fontes valiosas como blogs, sites e fóruns onde eles podiam ouvir a opinião do público.

Ainda mais importante, nossa análise revelou quais eram os exatos termos que os consumidores usavam quando procuravam produtos da categoria. Essas descobertas foram então usadas para otimizar seus sites, comunicações e propaganda, com o objetivo de atrair mais clientes.

Pesquisa de marketing digital

Em seguida, determinamos quais eram os sites, fóruns, guias e redes sociais que tinham maior influência sobre o público-alvo, usando modelos matemáticos. Novamente, nosso cliente poderia usar essas informações para extrair insights a respeito da forma de pensar dos seus consumidores e identificar as redes sociais mais apropriadas para constar em sua estratégia digital.

Os resultados foram apresentados em um workshop interativo, com foco nas recomendações estratégicas e nos insights detalhados.

Os resultados

Nossa pesquisa trouxe a tona uma série de descobertas que ajudaram a moldar as estratégias globais e locais do nosso cliente. A seguir estão duas das conclusões mais importantes do nosso trabalho de pesquisa em cada mercado – e porquê foram tão relevantes para nosso cliente.

Mensuração de tráfego global

No Reino Unido, “Movember”é extremamente importante , enquanto na Alemanha “barba de terceiro dia” é um look popular. Nos Estados Unidos, o YouTube é o mais proeminente em buscas, especialmente em relação a conteúdos humorísticos. A Mavens trabalhou lado a lado com o cliente para desenvolver uma estratégia digital global que passasse uma mensagem única e alinhada globalmente, mas que também tivesse espaço para adaptações regionais.

Insights demográficos sobre o consumidor

Nós também identificamos diferenças específicas entre as preocupações dos consumidores mais jovens e dos mais velhos, em todos os três mercados. No Reino Unido, por exemplo, irritações na pele e estilos de barba e cabelo são os tópicos mais populares para homens de 18 a 24 anos, enquanto que os com idade entre 35 e 49 estão mais interessados em estilos para aparar e manter a barba. Descobertas como essas renderam ao cliente ideias de como os diferentes grupos demográficos pensam quando se trata de fazer a barba, informando assim as suas estratégias de marketing para esses grupos.

O método de análise de oportunidades de mercado e de pesquisa de palavras-chave que usamos nesse projeto foi tão bem sucedido que continuamos a empregar as mesmas técnicas como modelo para projetos similares.