Pesquisa sobre inovação de marca

Estudo de caso sobre a inovação no storytelling digital para ajudar uma grande editora de conteúdo a desenvolver um novo produto.

O cliente

Uma líder mundial em produção e distribuição de conteúdo para o consumidor.

O briefing

O cliente gostaria de entender melhor o futuro do storytelling digital, para garantir que continuaria a construir e engajar sua audiência global em uma indústria com mudanças muito rápidas.

Deveria ser realizada uma pesquisa de inovação em busca de tendências no mercado de storytelling digital para compreender oportunidades e melhores práticas neste espaço. O cliente também desejava investigar hábitos de consumo de sua audiência, bem como as expectativas a respeito de um novo produto de storytelling. Era crucial para o cliente conseguir construir novas formas de interação com a sua audiência, sem canibalizar as existentes.

O processo

Coleta de dados digitais

O processo iniciou-se com a identificação de produtos de storytelling digitais que fossem particularmente influenciadores, criativos e bem sucedidos, cobrindo todos os aspectos desde realidade aumentada até aventuras em textos online. Construímos então uma série de ferramentas sob medida para extrair e processar um grande volume de dados disponíveis online, estruturados e desestruturados , sobre os produtos identificados. Estes dados incluíram reviews de consumidores, dados de app stores, histórico da fundação, performance comercial e as plataformas e técnicas de storytelling utilizadas.

Com base nesta coleta, o time foi capaz de gerar uma matriz de produtos, técnicas e suas performances, e assim entender os pontos chave que levaram cada um deles ao sucesso.

Pesquisa primária

A coleta destes dados foi suplementada com uma pesquisa primária, que colheu informações sobre os hábitos atuais de consumo de storytelling e as atitudes em torno da inovação neste mercado.

Os resultados

A Mavens entregou resultados a respeito dos caminhos disponíveis para inovação em storytelling digital, e sobre como os consumidores respondiam a diferentes técnicas. Por exemplo, descobrimos que storytelling digital pode ter uma série de formas diferentes, mas que a inovação mais empolgante, com o maior potencial para o cliente, estava nos vídeo games. A principal recomendação para este cliente foi a de utilizar técnicas de vídeo game para melhorar o seu storytelling digital.

Também descobrimos que, apesar de games em console serem predominantemente masculinos (83% dos homens jogam mais de uma vez ao mês, comparados com 54% das mulheres) uma audiência feminina poderia ser perseguida utilizando plataformas como mobile tablete: 73% das mulheres afirmaram jogar em ambiente mobile. Uma investigação a respeito dos modelos de receita revelaram que modelos freemium era os mais efetivos para monetizar em plataformas deste tipo.

Através da análise de técnicas de storytelling digital, a Mavens também conseguiu gerar insights para o design do conteúdo. Por exemplo, descobrimos que enquanto os usuários respondiam bem quando tinham opções para escolher a continuidade da história, estas opções deveriam ser muito bem desenhadas: muita liberdade causava a perda da direção narrativa, enquanto pouca liberdade frustrava os usuários no sentido de que as escolhas não eram verdadeiramente escolhas.

Esta informação moldou o desenvolvimento do plano de ação para este novo produto, e deu suporte ao business case para o cliente vender essa nova abordagem internamente.

A pesquisa da Mavens teve um papel crítico no desenvolvimento do nosso conceito para um novo produto de publicação, com altíssima visibilidade. A habilidade da Mavens de extrair, da enorme massa de conteúdo online global, dados significativos e quantificáveis, os leva a trazer inúmeros insights inesperados por nós. Esta pesquisa adicionou valor concreto e substancial para o projeto e o plano de ação do nosso projeto, e com certeza trabalharíamos com eles novamente.

—Innovation Lead and Mobile Developer