Monitoramento de campanha

Estudo de caso sobre a análise e mensuração de uma campanha para uma das maiores marcas do mundo.

O cliente

Uma das principais indústrias globais de bens de grande consumo.

O briefing

Nosso cliente, nos pediu para ajudá-los a monitorar uma campanha de vídeo no YouTube durante o seu lançamento e execução. Eles nos solicitaram ainda uma consultoria nas fases iniciais do projeto para determinar a melhor forma de alocar a verba da campanha.

Este desafio fez necessário o uso total da nossa poderosa capacidade de monitoramento de campanhas e análise de mídias sociais, bem como de toda nossa expertise para monitorar a performance da campanha de vídeo nas várias plataformas, mercados e segmentos.

O processo

Pesquisa de palavras-chave

Como ponto de partida, determinamos as plataformas nas quais a campanha seria vista, criando sistemas de monitoramento para cada uma delas: Facebook, Google, YouTube e o próprio site do cliente. Depois usamos nossa abordagem integrada de pesquisa de palavras-chave para determinar como a audiência da marca iria discutir esse tipo de campanha. Esses termos foram a base para montarmos nossas ferramentas de analytics, projetadas para monitorar menções da campanha nas principais plataformas de mídias sociais.

Social listening e mensuração de campanha

Essa preparação nos permitiu acompanhar a campanha em tempo real durante todo o seu ciclo de vida, contabilizando quase 140 milhões de visualizações e cerca de 135 mil menções nas mídias sociais. Nossa equipe de estratégia foi capaz de fornecer ao cliente atualizações precisas sobre o desempenho da campanha em cada plataforma, possibilitando que eles pudessem realocar a verba de acordo com o desempenho específico. Isso garantiu que em cada um dos 34 dias em que a campanha esteve no ar, os recursos fossem disponibilizados para aquelas plataformas onde o maior impacto pudesse ser causado naquele exato momento.

Os resultados

A campanha foi considerada um sucesso mundial. O nosso monitoramento não só forneceu informações completas para direcionar e controlar o gasto com mídia, como também forneceu ideias que podiam ser colocadas em prática sobre os hábitos de consumo de vídeos da audiência online da marca.

Delineação da campanha

Pudemos demonstrar quando as visualizações e compartilhamentos começaram, atingiram o ápice e se estabilizaram. Isso nos permitiu otimizar a estratégia de mídia e aconselhar o cliente sobre a extensão do ciclo de vida de futuras campanhas.

Social listening

Fomos capazes de avaliar a receptividade do vídeo pelos diversos grupos, através de suas conversas nas redes sociais. E mesmo que a maioria absoluta dos feedbacks tenha sido positivo, conseguimos isolar e entender as razões de uma pequena quantidade de comentários negativos, permitindo recomendar áreas nas quais o cliente poderia reforçar ou esclarecer os valores da marca, ajudando a aumentar o sucesso das futuras iniciativas de marketing online.

Hoje continuamos a trabalhar com nosso cliente no monitoramento e otimização das suas campanhas online, juntamente com a mensuração e gestão de analytics de mídias sociais para todas as suas marcas globais.