Otimização de website

Um estudo de caso sobre como repensar e relançar um website, melhorando sua performance online e expandindo sua presença para alcançar um reach orgânico de mais de um milhão de pessoas, em um ano.

O cliente

A equipe de “customer advice” de uma empresa global de bens de consumo rápido.

O briefing

Nosso cliente, cujo portfólio de marcas inclui uma grande variedade de produtos de higiene doméstica, havia desenvolvido uma plataforma online, uma enorme biblioteca sobre limpeza, com inúmeras informações e solução de problemas. A empresa sabia que o site tinha potencial para atrair um grande volume de tráfego, mas não entendia porque isso não estava acontecendo na prática e alcançando todo o seu potencial.

O cliente queria ser o “número um nas buscas” sobre o tema, e confiou na experiência da Mavens em estratégia digital e análise de dados para descobrir como um maior número de visitantes poderia ser alcançado. Transformamos essas descobertas numa estratégia vencedora – unindo nossa expertise em SEO ao talento criativo da nossa equipe de redação.

O processo

Auditoria de website

O primeiro passo foi conduzir uma auditoria completa do site para identificar pontos-fracos e oportunidades de melhoria.

Naturalmente, uma das primeiras ferramentas que empregamos foi a pesquisa de palavras-chave. Com isso, determinamos exatamente os termos de pesquisa utilizados pelos consumidores quando buscavam soluções de limpeza na internet, assim como definimos os tópicos mais populares.

Pesquisa de palavras-chave

Desenvolvemos então um planejamento de conteúdo e extensos conjuntos de palavras-chave, casando as maiores demandas por conteúdo com as palavras-chave que os consumidores instintivamente usavam para procurá-lo. O próximo passo foi desenvolver o conteúdo informativo e otimizado necessário, usando a experiente equipe de redação e desenvolvimento de conteúdo da Mavens.

Controle de performance

Uma vez que o site foi abastecido com o conteúdo que planejamos, mais relevante e com o target adequado, monitoramos de perto a sua performance fazendo uso de todo o nosso conhecimento de analytics, e refinando as estratégias ao longo do caminho. Também alavancamos a presença online do site com um trabalho de marketing de conteúdo, obtendo links relevantes em blogs influentes.

Os resultados

Antes de embarcarmos neste projeto, o cliente possuía um único site no Reino Unido, que recebia apenas um punhado de page views. Destes, 64% do tráfego vinha de anúncios (tráfego direto e mídia display). Os 36% restantes vinham principalmente de endereços de IP do próprio cliente ou de suas agências.

Um ano após começarmos nosso trabalho, os sites se multiplicaram para 9 mercados. Produzimos centenas de novas páginas de conteúdo otimizado, gerando resultados poderosos:

  • Mais de um milhão de visitas por ano no site britânico, em constante crescimento, todas provenientes de tráfego orgânico;
  • Mais de três milhões de visitas orgânicas por ano, em constante crescimento, nos demais 8 mercados.

O site do Reino Unido teve uma performance tão boa que o cliente solicitou que criássemos estratégias e conteúdo para os sites destes mercados, e localizamos cada um destes conteúdos de acordo com o idioma nativo do país. Tudo em perfeita sincronia com o calendário de lançamentos, minuciosamente coreografado, dos sites nesses mercados.

Ao todo, os sites desse projeto aparecem na primeira página das buscas para mais de 2,5 mil termos, o que resulta num tráfego orgânico que custaria diversos milhões de reais para ser adquirido via links patrocinados.

Ainda, estratégias de SEO que aplicamos ao site original do Reino Unido foram nomeadas para dois prêmios, além de ganharmos um prêmio interno do cliente. Desta forma, abrimos as portas para trabalharmos com o cliente em um grande número de projetos, em várias outras áreas da empresa, sempre entregando excelentes resultados com o nosso trabalho.