Análise de mercado & pesquisa de palavras-chave

Um estudo de caso sobre a necessidade da análise de mercado para otimizações pré-campanha.

O cliente

Uma empresa líder mundial de eletrodomésticos para cozinha.

O briefing

O cliente precisava da nossa ajuda para maximizar o seu potencial de search orgânico até o lançamento de sua nova campanha. Este trabalho formaria a base para a realização das otimizações de página, criação de conteúdo e esforços de conteúdo de marketing utilizados para dar suporte à campanha quando estivesse no ar.

Nos valemos de nosso extenso conhecimento sobre pesquisa de palavras-chave para definir os melhores pontos de foco para o crescimento da busca orgânica desta campanha.

O processo

Coleta de dados e análise

Começamos nosso trabalho pela coleta de dados sobre os hábitos de busca dos consumidores dentro da categoria de equipamentos para cozinha. Isso rendeu uma ampla gama de metadados sobre tendências, sazonalidade, competitividade e demografia dos consumidores. Também fizemos uma varredura sistemática de sites relevantes em termos de conteúdo e autoridade em buscas para a categoria do nosso cliente e seus mercados.

Complementamos o trabalho inicial com uma análise de alto nível para categorizar a linguagem que os clientes utilizavam em suas buscas. Isso nos permitiu criar uma imagem clara dos potenciais consumidores e da sua forma de pensamento. Nossas fontes de dados e metadados foram então usadas para criar uma análise da rede de sites e conteúdos relevantes para o segmento, a fim de ajudar a definir o ambiente de busca ideal para o nosso cliente.

Os resultados

Usando esses métodos, fomos capazes de classificar 2 mil palavras-chave utilizadas em buscas na categoria do cliente. Destas, chegamos a 50 palavras-chave principais para cada um dos mercados, nas quais o cliente deveria focar através de seus esforços de otimização de buscas, com base na sua frequência de uso, sazonalidade e tendências de longo prazo nos interesses dos consumidores.

Além disso, conseguimos trazer nossa capacidade brilhante de gerar insights sobre consumidores ao abastecer essa biblioteca de palavras-chave, proporcionando os seguintes benefícios:

Categorização

Usamos uma matriz com categorização bipartida de palavras-chave para todos os termos de pesquisa utilizados na categoria, que serviu para mostrar ao cliente os principais temas de interesse dos consumidores. Isso permitiu um nível de profundidade tática ainda maior à estratégia de busca, bem como sugerir foco em palavras-chave adicionais de forma a alcançar cada fatia demográfica do público.

Planejamento de conteúdo

Aplicamos nossos dados atuais e históricos, sazonais e de tendências, de forma a fazer predições. Isso nos permitiu a ajudar o cliente a planejar sua programação de conteúdo para um máximo impacto.

Desde então, trabalhamos junto deste nosso cliente para otimizar e planejar seu conteúdo, garantindo a continuidade do crescimento da busca orgânica para seus sites.