Pesquisa primária de mercado & análise

Um estudo de caso demonstrando como utilizamos surveys, focus groups e entrevistas individuais para avaliar a performance online.

O cliente

Uma enorme operadora de transportes britânica.

O briefing

O nosso cliente nos pediu para conduzirmos uma pesquisa pré-lançamento do seu novo serviço de multimídia a bordo.

Diversos concorrentes já ofereciam WiFi e tomadas em suas frotas, mas o cliente gostaria de ser o primeiro a permitir que seus passageiros acessassem uma variedade de conteúdos de TV e filmes, além dos já tradicionais acessos à internet, e-mail e social media.

O nosso cliente estava particularmente interessado em avaliar como este serviço impactaria no sentimento em relação à sua marca.

O processo

Focus groups

Para uma análise qualitativa da avaliação dos consumidores em relação ao novo serviço, realizamos uma pesquisa com grupos de consumidores de três diferentes segmentos, oferecendo uma demonstração ao vivo do serviço. Isso nos permitiu acompanhar ao vivo as suas reações a cada uma das funcionalidades oferecidas. Após a demonstração, também usamos entrevistas e discussões para ver mais de perto quais eram as necessidades dos participantes em geral durante viagens, e onde o novo sistema se encaixava dentre elas.

Survey online

Nós conduzimos um rigoroso survey online com uma amostra grande o suficiente para permitir a análise de quatro segmentos, e testando cada sub grupo com diferentes ofertas de preço. Este survey questionou os entrevistado tanto sobre as especificidades do serviço e sobre seus hábitos de utilização de mídias durante viagens, além de coletar e confrontar diversos dados demográficos e percepção de marca que ajudaram a contextualizar o serviço.

Os resultados

Nossa pesquisa revelou que o serviço não era apenas uma oportunidade comercial, mas também uma oportunidade de criar sentimentos positivos em torno da marca do nosso cliente.

Os entrevistados e os participantes do focus group sentiram que o serviço refletia de forma positiva na marca, mas esperavam que uma oferta similar se tornasse padrão no setor nos próximos nãos. Eles sentiram que a primeira marca a oferecer um serviço deste tipo seria também a mais beneficiada nas questões de brand equity e da percepção de marca tecnológica aos olhos do consumidor.

Enquanto a maioria dos entrevistados estavam dispostos a pagar para acessar serviços deste tipo durante suas viagens, essa vontade era maior em grupos com idades inferiores. Ainda, diversos participantes sugeriram que este serviço poderia ser utilizado como uma forma de oferecer atendimento ao consumidor em tempo real. Esta informação nos permitiu aconselhar o cliente no que dizia respeito à estratégia de preço e abordagem de entrega do novo serviço.